Notícias destacadas do Brasil e do mundo - 24Brasil


ASSESSOR DE DILMA PASSARÁ POR CIRURGIA NO CORAÇÃO

O assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, 71 anos, está internado no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (IC-DF), na capital federal. Segundo assessores, ele foi internado enquanto fazia exames de rotina.

A assessoria do IC-DF informou que Garcia deverá ser submetido a uma cirurgia cardíaca até o final desta semana. É aguardada para esta terça-feira a divulgação de um boletim médico sobre o estado de saúde do assessor.

Garcia foi internado no IC-DF, unidade que trabalha em parceria com o Hospital das Forças Armadas (HFA), no domingo. Ele é fumante e conhecido por apreciar a culinária. A cardiologista responsável pelo tratamento é a médica Núbia Vieira.

Garcia é uma das referências para a política externa, principalmente para a América Latina e África. Ele faz parte do governo desde o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Participou de várias missões internacionais representando o governo brasileiro, como a mediação das negociações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O assessor especial foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). É formado em Filosofia e Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduado na Escola de Altos Estudos e Ciências Sociais de Paris.

É professor aposentado do departamento de história da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e lecionou na Universidade do Chile, na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Chile) e nas Universidades de Paris-VIII e Paris-X (França).

Nos anos de 1970, Garcia se autoexilou no Chile e na França. Após a anistia, voltou para o Brasil. Ele foi secretário de Cultura nos municípios de Campinas e São Paulo, além de vice-presidente do PT. Garcia coordenou o programa de governo da presidente Dilma Rousseff, nas eleições de 2010.   Fonte

Compartilhar este articulo : Compartilhar em Facebook